quinta-feira, 31 de março de 2011

Cinema_ workshop

workshop   Frame - a - Frame



"Saber e apreciar cinema pode-se tornar algo complexo. Mas nada melhor do que ir ao mais básico desta arte: como é que tudo começou? Qual o segredo desta indústria? Lembram-se daqueles bloquinhos em que cada folha tinha uma animação e ao agarrar na ponta, a sucessão de folhas criava uma ilusão de movimento do boneco? Na prática, resume-se a isto: como fazer um filme? É uma oportunidade de nos sentirmos por umas horas Clint Eastwood ou ser criativos ao estilo dos irmãos Cohen. E no final quem sabe se não criamos uma cena bem ao estilo da idade do Gelo. A Pixar e a Walt Disney andam aí e para nos mostrar o caminho (...) "  in Le cool magazine

Data _ Das 10h-13h e 14h-18h | Dias 2, 3, 9 e 10 Abril
Local _ Arte Ilimitada, Calçada da Estrela 128 Anexo A, Lisboa

quarta-feira, 30 de março de 2011

As mulheres e os pés

Christian Louboutin  Spring/Summer 2011

Hoje em dia quem dita moda nos pés das celebridades de Hollywood é Christian Louboutin. E é fácil reconhecer quem calça seus modelos, pela sola vermelha que se tornou na marca registrada do designer. A sola vermelha e saltos altíssimos, que me custa perceber como se aguenta durante muito tempo. Hà até quem dance em cima deles! Habilidades à parte aqui estão alguns dos modelos que fazem parte da colecção Primavera/Verão de 2011.









“Há uma diferença entre sofrimento e falta de conforto. De sapatos de saltos altos não se anda como de pantufas, mas dá um prazer tão grande...”,  Christian Louboutin in Marie Claire   _  diz isso porque não os usa!


Site oficial _  http://www.christianlouboutin.com/


Barbara Sui Spring/Summer 2011








Missoni Spring/Summer 2011


A casa Missoni, sediada em Italia, é sinónimo de sofisticação, luxo e originalidade. É mundialmente conhecida pelas peças coloridas, confortáveis e alegres.
Tudo começou em 1953 com uma pequena tecelagem onde começaram a produzir malhas coloridas e a vender para diversas marcas. Com a excelente qualidade, o negócio foi-se expandindo e nos anos 60 as peças já passarem a ser consideradas de luxo. Com este sucesso resolveram aumentar a sua oferta nas colecções, onde passaram a incluir também calçado.











Site oficial _ http://www.missoni.com/

Manolo Blahnik  Spring/Summer 2011

Imortalizado pela série, Sexo e cidade, onde Sarah Jessica Parker se mostrava fanática pelas peças de Manolo Blahnik, as suas colecções são sempre alvo de curiosidade e atenção. Apesar de Christian Louboutin lhe ter tirado um pouco o protagonismo, o designer americano continua a ser uma grande referência.











Site oficial _  http://www.manoloblahnik.com/


Mais acessíveis



Mustang Spring/Summer 2011

A marca Mustang que ficou mais conhecida pelos seus jeans de bom corte e de grande qualidade, faz também colecções de calçado. Com uma óptima relação qualidade/preço, os modelos são jovens, atraentes e trendy.












Site oficial _ http://www.mustang-jeans.com/



Asos Spring/Summer 2011


Este é um site dedicado exclusivamente à moda. Aqui pode-se comprar de tudo o que é necessário para preencher o guarda-roupa. Com diversos estilos e preços à escolha, o site apresenta em todas as estações óptimas colecções.








Site _  http://www.asos.fr/



Zara Spring/Summer 2011


Conhecida por todos , a Zara é bem sucessida pelos seus preços e por estar sempre a par das tendências.









Site oficial _ http://www.zara.com/

terça-feira, 29 de março de 2011

Angus and Julia Stone _ Paris _ 26/04/11 a 01/05/11

Vindos da Austrália, Angus and Julia Stone, são dois irmãos que desde sempre estiveram ligados à musica através da familia, onde todos partilhavam a mesma inclinação para esta arte.

Angus and Julia Stone

 Angus, Julia e a irmã mais velha apareciam às vezes, ainda pequenos, a cantar com o pai na sua banda de covers, aguçando-lhes ainda mais o gosto.
Antes de se juntarem  fizeram performances a solo, onde cada um usava o outro como voz de fundo e em 2006 arriscaram e lançaram o primeiro EP com cinco músicas juntos. Desde então não pararam.
Já contam com três albums e oito EPs e ainda dois lançamentos exclusivos pelo iTunes: iTunes Live Session (Exclusive) e iTunes Live From Sydney.




Com uma melodia Indie pop/folk romântica de muito bom gosto, pode não ser inovador mas sabe bem ouvir, faz bem à alma. Os albuns estão cheios de melodias cativantes, letras que encaixam bem e vocais bem trabalhados que intensificam a emoção exposta nas letras.



Depois de conhecer os albúns terei oportunidade de ouvir ao vivo. Espero que seja tão agradável ou mais.

Site oficial  _    http://www.angusandjuliastone.com/

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prémio Pritzker 2011 = Eduardo Souto Moura.

Acabei de saber que o arquitecto Eduardo Souto de Moura é o vencedor do Prémio Pritzker 2011.
Quantos aos leitores não sei, mas para mim foi bem entregue e fiquei bastante feliz. Apesar de sentir que a sua arquitectura precisa neste momento de algumas revisões, não posso negar o seu talento e a minha admiração por bastantes obras. Apesar de ter uma lista já bem considerável de prémios, com este a sua estante ficará bem mais "apresentável".
Como Portugal muitas vezes é assombrado pela arquitectura de Alvaro Siza, muitos dos outros ( bem melhores em minha humilde opinião) acabam por não ter o devido mérito. Mas tudo a seu tempo. E o tempo de Eduardo Souto Moura chegou. Só tenho a dar-lhe as minhas sinceras felicitações.


Eduardo Souto Moura

"Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitectura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a subtileza”, pode-se ler no comunicado emitido pelo júri do prémio.

Entre os projectos mencionados, o júri destacou a obra do Estádio Municipal Braga, mais conhecido como o estádio AXA, construído numa antiga pedreira.

Ao longo da sua carreira, Souto Moura viu o seu trabalho ser reconhecido diversas vezes, tendo recebido o Prémio Pessoa (1998), o Prémio Secil de Arquitectura (1992 e 2004), o 1º Prémio da Bienal Ibero-Americana (1998), o Prémio Internacional da Pedra na Arquitectura (1995), a Medalha de Ouro Heinrich Tessenow (2001) e o Prémio Internacional de Arquitectura de Chicago (2006).

O arquitecto de 58 anos receberá o prémio, no valor de 100 mil dólares (cerca de 70 mil euros), numa cerimónia que acontecerá em Junho em Washington D.C.

Souto Moura, que se encontra neste momento em viagem, marcou uma conferência de imprensa para o Hotel Flórida, em Lisboa, às 22 horas. " in Público

Croquis de Eduardo Souto Moura

Miró em descoberta

Neste domingo, que se apresentou com uma tarde levemente cinzenta mas de temperatura agradável,  encontrei-me numa esplanada tipicamente parisiense, bem perto do Museu Maillol, com amigos para visitar a exposição de Miró nesse mesmo museu.
Após dois dedos de conversa e um chocolate quente seguimos para o Museu.




Apesar do meu entusiasmo para ver a exposição, visto que conhecia mais a vertente da pintura de Miró, esta tornou-se numa decepção.
Para começar a falta de informação era escandalosa, de tal forma que fomos obrigados a alugar o guia áudio, e isto para conseguir perceber melhor apenas algumas peças.
Depois, as peças estavam expostas de forma a parecer organizado e "bonito", e não de forma a as visualizar de forma correcta. Obras que teriam de ser analisadas a 360º estavam encostadas à parede impossibilitando a sua análise completa, o que se torna um pouco frustrante.
E para finalizar, o museu tem o horário até ás 19h00, e ás 18h59 já estavam todos os visitantes literalmente expulsos, as portas fechadas e até a grade da porta principal já estava descida.
Ou seja, aquela que poderia ter sido uma agradável descoberta sobre a faceta de escultor de Miró, que por sinal terá sido a mais importante para ele, foi uma desajeitada e confusa introdução.
Por mim, a exposição tem cartão vermelho.


Vídeo Duke Ellington - Blues for Joan Miro



Site do Museu  http://www.museemaillol.com/

domingo, 27 de março de 2011

Rango fun

Sexta-feira, cheirou a fim de semana e com ele a vontade de relaxar. Após uma boa refeição num restaurante árabe ficou decidido que se rumaria ao cinema para soltar umas boas gargalhadas com o camaleão mais famoso destes tempos. E assim foi.



Realizado por Gore Verbinski, Rango, foi um belo momento de diversão.
Quem pensa que vai encontrar uma espécie de Shrek ou qualquer outro do género, que se desengane. Se pensam que as crianças vão compreender a totalidade do filme, desenganem-se também.
Com personagens cativantes, diálogos interessantes, humor inteligente e cheio de ligações a outros filmes, não é a história em si que o torna interessante e divertido. O decorrer da história até é engraçado (apesar de não ser uma história inovadora) e até tem moral e tudo, mas a minha atenção volta-se para as características que já referi.
Uma hora e quarenta minutos de surpresas e diversão. Não é filme para Oscar nem para Palma de Ouro, mas divertiu-me.
Eu recomendo.
Cena do filme Rango
Opiniões de alguns críticos

"Rango é um filme estranho, no limiar entre os públicos que deseja atingir. Apesar de ser produzido pela Nickelodeon, não é propriamente um filme infantil. Os personagens fofinhos e simpáticos foram trocados por seres sujos e feios, como lagartos, sapos, ratos, ácaros e outros do mesmo naipe. A linguagem é complexa, com palavras pouco afeitas aos menores, como hidratação, próstata, bolo fecal e partes íntimas. A própria história traz momentos de divagação, como o bizarro início onde o personagem título ainda não tem uma identidade definida. Isso sem falar no tom assustador de alguns personagens, ao menos sob o olhar infantil. Ao mesmo tempo, traz uma boa dose de cenas de ação que chamam a atenção, em especial a fuga da águia que resulta em uma garrafa de refrigerante, e personagens humanizados, cujo carisma supera o visual pouco agradável aos olhos."  por Francisco Russo  _ para mim uma crítica bastante limitada.


Cena do filme Rango


"Ao apresentar um camaleão estrábico, criativo e morador de um aquário seco onde fantasiava as mais inusitadas histórias, o filme até causa uma certa estranheza inicial. Mas após o acidente que o libertou e abriu as portas para a primeira experiência ao lado de um sapo, abaixo de um falcão e tendo uma garrafa de refrigerante como coadjuvante, já se sabe o que virá pela frente. A divertida sequência agradaria a criançada, mas o que vem em seguida muda o rumo da prosa.
Refém da nova realidade, o lagarto embarca numa aventura com diálogos complicados (podendo causar dispersão nos pequenos) para envolver o espectador na trama sobre identidade, que ganha contornos de faroeste quando o simpático animal descobre que precisa conhecer Poeira, uma inóspita cidade dominada pela corrupção. (...)
"Com inúmeros personagens ricos em detalhes, narrado e cantado por quatro corujas mariachis, o filme é cheio de referências cinematográficas e torna-se quase impossível não se encantar por ele." por Roberto Cunha

Cena do filme Rango

"Rango is some kind of miracle" Roger Ebert in Chicago Sun Times



Rango



Site oficial  http://www.rangomovie.com/