segunda-feira, 28 de março de 2011

Prémio Pritzker 2011 = Eduardo Souto Moura.

Acabei de saber que o arquitecto Eduardo Souto de Moura é o vencedor do Prémio Pritzker 2011.
Quantos aos leitores não sei, mas para mim foi bem entregue e fiquei bastante feliz. Apesar de sentir que a sua arquitectura precisa neste momento de algumas revisões, não posso negar o seu talento e a minha admiração por bastantes obras. Apesar de ter uma lista já bem considerável de prémios, com este a sua estante ficará bem mais "apresentável".
Como Portugal muitas vezes é assombrado pela arquitectura de Alvaro Siza, muitos dos outros ( bem melhores em minha humilde opinião) acabam por não ter o devido mérito. Mas tudo a seu tempo. E o tempo de Eduardo Souto Moura chegou. Só tenho a dar-lhe as minhas sinceras felicitações.


Eduardo Souto Moura

"Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitectura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a subtileza”, pode-se ler no comunicado emitido pelo júri do prémio.

Entre os projectos mencionados, o júri destacou a obra do Estádio Municipal Braga, mais conhecido como o estádio AXA, construído numa antiga pedreira.

Ao longo da sua carreira, Souto Moura viu o seu trabalho ser reconhecido diversas vezes, tendo recebido o Prémio Pessoa (1998), o Prémio Secil de Arquitectura (1992 e 2004), o 1º Prémio da Bienal Ibero-Americana (1998), o Prémio Internacional da Pedra na Arquitectura (1995), a Medalha de Ouro Heinrich Tessenow (2001) e o Prémio Internacional de Arquitectura de Chicago (2006).

O arquitecto de 58 anos receberá o prémio, no valor de 100 mil dólares (cerca de 70 mil euros), numa cerimónia que acontecerá em Junho em Washington D.C.

Souto Moura, que se encontra neste momento em viagem, marcou uma conferência de imprensa para o Hotel Flórida, em Lisboa, às 22 horas. " in Público

Croquis de Eduardo Souto Moura

Sem comentários: