sexta-feira, 13 de maio de 2011

Take a look at Cannes "everyday" style































Todos os direitos das fotos da minha autoria são reservados ©, sendo proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação.

Antibes_ Vila charme_ destaque Múseu Picasso

Designada como comuna  por razões históricas (politicas e sociais), a região de Antibes Juan-les-Pins é puro charme medieval. A cerca de 10km de Cannes e 23km de Nice, com o Mar Mediterrâneo como companheiro fiel é impossível não ficar a gostar.
Neste post vou destacar o Múseu Picasso, não só pelas obras albergadas, mas também e principalmente pela excelente recuperação arquitectónica do castelo.

O edifício que acolhe hoje o museu já passou por várias fases e várias mãos.
Começou por ser um castelo romano onde residiam bispos na Idade Média (442-1385). Em seguida tornou-se a casa da família real do Mónaco, que o baptizaria como Chateau Grimaldi.


Após várias turbulências na existência deste edifício, em 1925, o Estado põe o palácio à venda e foi comprado pelo Conselho Antibes.
O palácio tornou-se assim o Múseu Grimaldi e Romualdo de Sor la Souchère foi a cabeça organizadora e três anos mais tarde, o edifício foi classificado como monumento histórico.Em setembro de 1945, Pablo Picasso foi para o Múseu Grimaldi para uma exposição de pinturas de crianças, organizado pelo British Council, a primeira exposição após os seis anos.
Depois o museu foi fechado por causa da guerra.

Ligação do múseu a Pablo Picasso

 Com vontade de reavivar o múseu, Romuald Dor de la Souchère após ter conhecido Pablo Picasso. pede-lhe para este lhe fazer uma pequena obra para o espaço, em que o artista responderia que sim, mas só depois de vistar o museu.Romuald Dor de la Souchère, em seguida, sugeriu que Picasso usa-se uma parte do museu como seu estúdio, e o artista aceitou e utilizou por uns meses ficando ligado a esta localidade e a este espaço para sempre.
Após uns tempos e como homenagem o espaço ficaria com o nome do artista.












































Todos os direitos das fotos da minha autoria são reservados ©, sendo proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação.