sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Inferno de Henri-Georges Clouzot

Cartaz _ L' enfer d' Henri Georges Clouzot


Título_ L'Enfer d'Henri-Georges Clouzot
Realização_ Serge Bromberg et Ruxandra Medrea
Cenário_Serge Bromberg
Música_  Bruno Alexiu
Fotografia _Jérôme Krumenacker et Irina Lubtchansky
Género_ documentario
Duração_102 minutos
Data de estreia_ 11 Novembro 2009




Inferno é um filme francês que não chegou a ser terminado pelas mãos de Henri-Georges Clouzot, sendo só, em 1964, parcialmente filmado. Com Romy Schneider e Serge Reggiani, o filme não  foi concluído devido a problemas de saúde do director e as outras polémicas instaladas.

Ainda não tive oportunidade de o ver, mas pelo que já vi e já ouvi falar é uma película "nervosa" com vontade de abanar a nossa maldade e instabilidade mental.
Segundo críticos Clouzot  queria renovar sua arte, e procurou então inspiração nas ideias formais e eróticas de Fellini 8 1 / 2,  onde este viria a exprimir suas próprias ansiedades. L'Enfer seria na sua ideia acabar com a sua reputação de "antiguidade".


Com um estudo de cores elaborado e pensado ao pormenor, o filme retrata a história de um homem recém-casado que começa a ficar neurótico com a possibilidade de estar a ser traído pela sua mulher, interpretada pela belissíma actriz Romy Schneider.



"Em 1964, o cineasta francês Henri-Georges Clouzot, autor de clássicos como O Corvo e As Diabólicas, começa filmar Inferno, um projeto original e enigmático de grande orçamento, drama delirante sobre as alucinações de um gerente de hotel enlouquecido de ciúmes pela esposa. Estrelando Romy Schneider e Serge Reggiani, o filme era destinado a ser um grande evento em seu lançamento. Porém, após três semanas de filmagens delirantes, o projeto foi interrompido e as imagens já feitas permaneceram inéditas por mais de 40 anos. Os diretores Serge Bromberg e Ruxandra Medrea recuperam essas imagens e contam a história desse filme interrompido, uma magnífica tragédia à frente e por trás das câmeras." sinopse do site 2001 cinema




Prémios

  • Melhor documentário da Mostra Internacional de São Paulo em 2009
  • Prémio César de melhor filme



Henri-Georges Clouzot tinha já sofrido uma demissão da indústria cinematográfica alemã devido a associações judaicas e outra a demissão do cinema francês por associações nazistas.
Henri-Georges Clouzot

Sem comentários: