terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O edifício que se quer integrar na paisagem

A folhear um jornal de arquitectura, deparo-me com esta simplicidade que me disperta curiosidade.
Karine Herman e Jérôme Sigwalt do gabinete K-architectures cumpriram a sua missão, que por ser tão pura, simples e de encontro ao local, me agrada muito. Trata-se de uma Escola de Música.
Situada em Granville, fico surpreendida por aplicarem este estilo a uma escola, tendo eu a opinião que em França são ainda pouco receptivos a novos e alternativos estilos no que respeita à arquitectura.

imagem_http://k-architectures.com

Não gosto de rótulos e não sei que estilo devo aplicar a este projecto, mas dá uma sensação de rural limpo, organizado e objectivo.
Quando olhamos para as fotos nada parece estranho, tudo parece encaixar bem.
Esta escola pretende albergar alunos de várias localidades, tratando-se de um projecto que reúne vários municipios. Na lista de prioridades para a construção estava a escolha do local, tinha de ser agradável tanto visualmente como em ambiente. Acho que foram felizes na escolha.
Para aqueles que acham que um edifício, principalmente para funções como esta, tem de ser vistoso e de formas arrojadas para ser localizado e chamar a atenção, o problema aqui não se aplica. Por volta não existe construção e não há nada com as suas dimensões por perto.
A escolha de materiais, cores e texturas foi pensada ao pormenor. O enquadramento na paisagem, a procura de uma ligação entre o rural e o moderno, os factores ecológicos foram os pontos principais.


imagem_http://k-architectures.com

Uma camuflagem com traços limpos e modernos que despertará nos alunos uma maior sensibilidade e estimulação.

Sem comentários: