quinta-feira, 14 de abril de 2011

MAC _ Niterói por Oscar Niemeyer

De volta à minha passagem pelo Rio de Janeiro, vou falar da minha ida ao MAC, Museu de Arte Comtemporânea de Niterói.

Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura, que a cidade orgulhosamente acolhe como o seu património mais precioso.
O museu vale mesmo pelo edifício em si, já que a exposição é bastante pobre.
Mas garanto que compensa a visita. A obra em si e a vista sobre a paisagem que esta proporciona é sem dúvida mais do que suficiente para visitar o MAC de Niterói.
Outros aspectos que valem a pena ter em conta é o facto de o museu possuir uma pequena parte interactiva, onde os visitantes podem elaborar as suas composições, enúmeras vezes, e as actividades que promovem ao longo do ano para jovens artistas.






Descrição do museu pela boca do arquitecto Oscar  Niemeyer "Como é fácil explicar este projeto!
Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.
O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto. "














Curiosidades sobre o museu:

  • A praça do MAC tem 2 mil e 400 metros de área livre, e o espelho de água localizado próximo a base cilíndrica, mede mil metros quadrados.

  • Os vidros do MAC foram fabricados exclusivamente para o projecto. São 70 láminas, com 18 milímetros de espessura de cor bronze. Cada uma das láminas mede 4,80 metros de altura por 1,85 metro de largura e suporta o peso equivalente a 20 pessoas.

  • A iluminação externa do MAC é feita com 36 faróis de avião. Cada farol tem 1.000 watts de potência e é importado dos Estados Unidos. O objectivo é tangenciar o prédio para dar a impressão de que o MAC está a flutuar a cerca de 10 metros acima das águas da Baía de Guanabara.

  • A cúpula do MAC teve um tratamento térmico e impermeabilizante com material altamente resistente e utilizado para proteção dos foguetes da NASA. Este material tem capacidade de sofrer uma variação térmica de menos 50 graus centígrados a 250 graus centígrados.





Interior do Museu

Interior do Museu


Todos os direitos das fotos da minha autoria são reservados ©, sendo proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Web, sem prévia consulta e aprovação.

Sem comentários: