quinta-feira, 3 de março de 2011

Amantes do design, mesmo de chinelo no pé

O Rio tem alma quente, tem gente que se quer mexer e que fervilha criatividade. A cidade maravilhosa está cheia de pontos de inspiração, de locais de contraste e de cores, e os designers vão tirando proveito disso.
De bikini sempre posto e chinelo no pé, não vá surgir um tempinho para apanhar um sol no meio da expedição que é conhecer o Rio, vou olhando atenta para todos os lados.
Tal como nos anos 50, o design da cidade maravilhosa está numa fase de extroversão, e quer deixar de lado o processo de desindustrialização e desvalorização. Animados pelos novos impulsos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, os cariocas apostam forte em revigorar a sua criatividade. E estão a seguir um bom caminho.

O primeiro impulso foi dado pelo fashion design, onde a irreverência, as cores e a originalidade das grifes  conquistaram vários admiradores por todo o mundo.
Juliana Jabour, Giulia Borges, Tiago Pehtit, Maria Bonita Extra, Filhas de Gaia e British Colony são algumas das grifes mais amadas pelas brasileiras famosas.


 Inverno 2011_ Maria Bonita Extra

Inverno 2011_ Giulia Borges

Inverno 2011_  British Colony 

Agora é o design de produto que também está a dar cartas, e que tem vontade de se mostrar.
Num clima de descontração onde a a natureza que envolve a cidade serve de inspiração, a principal inovação é voltada para a investigação da produção sustentável, mas de acordo com uma óptica industrial realista. 
As maiores apostas são sem dúvida o mobiliário e as jóias, onde conseguem ter mais proximidade com a indústria e uma maior facilidade de matéria prima para a realização das peças.
É de salientar que os melhores designers brasileiros se encontram no Rio, onde se ambientam facilmente.
Os principais nomes como Bernardo Senna, Zanini de Zanine, Latoog, Eduardo Baroni, Habto, Sergio Rodrigues, António Bernardo, dedicam as suas vidas em ateliers na cidade maravilhosa.

Bernardo Senna_ mesa de centro



António Bernardo_anel premiado



Zanini de Zanine_fibra natural

Este post trata-se apenas de uma introdução ao design carioca, nas próximas passagens vou continuar a desenvolver e a mostrar o desenvolvimento e a qualidade dos seus produtos.

Sem comentários: