quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Objectivo: Alegrar a nossa vida e o planeta. Comandante da missão: Patrick Blanc

Pioneiro na arte de criar jardins verticais, o parisiense Patrick Blanc, tem vindo a dar cartas.
Depois de anos dedicados ao estudo de espécies de plantas, apercebeu-se que podia dar ás cidades, de forma a não ocupar território que é usado para construções, o que lhes faltava, espaços verdes e formas de natureza. Se não podemos ocupar no solo, há que resolver na vertical! Génio, no mínimo.

" Nada óbvio atendendo a uma série de ideias feitas. Como que as plantas requerem terra por complemento directo, ou que a colonização vegetal dos imóveis conspira para o seu derrube.
É a própria natureza, no entanto, a rejeitar os preconceitos. Há plantas a despontar um pouco em todo o lado, sem o sustento da terra, em locais que vão de cascatas a barrancos, de penhascos a copas de árvores. Na verdade, do que as plantas mais precisam para sobreviver é de água, minerais, luz e dióxido de carbono. Já a terra é um mero suporte técnico. Essa constatação marcou Patrick Blanc, desde que, aos oito anos (nasceu em 1953), a mãe o levou a uma exposição de flores em Paris, onde as principais vedetas eram orquídeas crescidas em troncos de árvores."  Texto retirado de http://fugaspublico.blogspot.com/

Há alguns anos que admiro o trabalho deste génio. Mas saber que tem cada vez mais adeptos faz-me feliz.
Espero comtemplar muitos jardins verticais ao longo da minha vida.

Sem comentários: